Será que eu estou calculando corretamente
o meu preço de venda?

 

Existe uma maneira correta de se fazer o custo da mercadoria vendida?

 

É preciso que o responsável pela confecção dos preços de venda tenha um conhecimento do todo. Saiba quais os impostos, quais os custos, quais os riscos, a verdadeira margem de lucro, os juros para a venda a prazo, pois somente assim estará calculando corretamente o preço de venda.

 

Vejamos alguns conceitos:

Custo variável  = custo da mercadoria, embalagem, rótulo, lacre

Custo fixo        = aluguel, energia elétrica, água, telefone, internet, IPTU, salário

 

O custo variável varia em função da quantidade vendida, mas o custo fixo não. Se não vendermos nada no mês, teremos que pagar o aluguel do mesmo jeito.

 

Diminuir o custo fixo ou diluir o custo fixo unitário (por unidade vendida)? Para diminuir eu preciso cortas custos fixos e para diluir preciso aumentar as minhas vendas. Quanto maior as vendas, menor o custo fixo por unidade vendida (diluição)

 

Existe uma confusão em relação ao critério correto de se calcular o preço de venda de uma mercadoria. Vamos supor que o custo da mercadoria é de R$100,00 e precisamos agregar os seguintes percentuais:

Imposto Simples       5,4%

Comissão Vendedor   5,0%

Frete                      2,0%

Custos Fixos            10,0%

Lucro                      20,6%

Total                      43,0% 

 

Está correto o seguinte cálculo: R$100,00 x 1,43 = R$143,00 ? Posso definir como sendo R$143,00 o preço de venda para o produto?

 

Vamos decompor os valores baseados nos percentuais estabelecidos:

Preço de Venda        100,0%         R$143,00

Imposto Simples        5,4%           (R$7,72)

Comissão Vendedor    5,0%            (R$7,15)

Frete                      2,0%             (R$2,86)

Custos Fixos             10,0%           (R$14,30)

Lucro                      20,0%           (R$28,60)

Saldo para pagar o custo                        = R$82,37  ???

 

Não deveria ter sobrado R$100,00? Porque sobrou apenas R$82,37? Aonde foi parar o valor de R$17,63? Alguém está me roubando?

 

Por diversas vezes ocorre esta situação e por um conceito errôneo de custeio, acabamos não identificando o problema e a dinâmica do negócio acaba encobrindo a deficiência do critério utilizado de custeio. Como você não retirou todo o lucro do negócio, ou seja, R$28,60, a diferença R$17,63 não aparece. Mas caso você resolva tirar do negócio todo o lucro, chegará a conclusão que está faltando dinheiro no caixa. Veja que o seu verdadeiro lucro é R$10,97   (R$28,60-R$17,63)

 

Seguindo o critério correto de custeio e utilizando os mesmos valores e percentuais anteriores chegamos ao correto preço de venda da mercadoria:

 

Custo da mercadoria  é R$100,00 e precisamos agregar 43% (total de impostos, comissão, frete, custos fixos e lucro).

Se eu preciso agregar 43% para chegar no meu preço de venda, posso concluir que o meu preço de venda corresponde a 100%. Vejamos:

 

Preço de venda                  100%

Quanto quero agregar         43%

Diferença                          57% , que corresponde ao custo da mercadoria, que no exemplo que estamos utilizando é R$100,00.

Então podemos concluir que R$100,00 corresponde a 57%  e o preço de venda corresponde a 100%. Qual o valor do preço de venda? Vamos aplicar uma regra de três:

100,00                    57%            

x = ?                      100% 

x = 100x100            x= R$175,44                        

          57

O valor correto do preço de venda é R$175,44 e não R$143,00

 

Vamos decompor os valores baseados nos percentuais estabelecidos:

Preço de Venda        100,0%         R$175,44

Imposto Simples       5,4%             (R$9,47)

Comissão Vendedor   5,0%             (R$8,77)

Frete                      2,0%            (R$3,51)

Custos Fixos          10,0%             (R$17,54)

Lucro                    20,6%             (R$36,15)

Saldo para pagar o custo               = R$100,00

 

Sobrou exatamente R$100,00 que é o custo da mercadoria. É o valor que irei pagar ao meu fornecedor.

 

Nosso objetivo é alertar, orientar, esclarecer, com um exemplo simples, uma metodologia de custeio, reforçando que não existe um modelo único, mas sim o entendimento de todas as variáveis que compõem o custeio de cada empresa, segmento, produto, ...

 

Faz-se necessário uma revisão no atual modelo que está sendo utilizado, para se ter a certeza que está dentro da realidade de mercado.

 

Prof. Fausto Luiz Alves