Será que eu estou calculando corretamente
o meu preço de venda?
Existe uma
maneira correta de se fazer o custo da mercadoria vendida?
É preciso que o responsável pela confecção dos preços
de venda tenha um conhecimento do todo. Saiba quais os impostos, quais os
custos, quais os riscos, a verdadeira margem de lucro, os juros para a venda a
prazo, pois somente assim estará calculando corretamente o preço de venda.
Vejamos alguns
conceitos:
Custo variável
= custo da mercadoria, embalagem, rótulo, lacre
Custo fixo
= aluguel, energia elétrica, água, telefone, internet, IPTU, salário
O custo variável varia em função da quantidade
vendida, mas o custo fixo não. Se não vendermos nada no mês, teremos que pagar
o aluguel do mesmo jeito.
Diminuir o custo fixo ou diluir o custo fixo unitário
(por unidade vendida)? Para diminuir eu preciso cortas custos fixos e para
diluir preciso aumentar as minhas vendas. Quanto maior as vendas, menor o custo
fixo por unidade vendida (diluição)
Existe uma confusão em relação ao critério correto de
se calcular o preço de venda de uma mercadoria. Vamos supor que o custo da
mercadoria é de R$100,00 e precisamos agregar os seguintes percentuais:
Imposto Simples 5,4%
Comissão Vendedor 5,0%
Frete 2,0%
Custos Fixos 10,0%
Lucro 20,6%
Total 43,0%
Está correto o
seguinte cálculo: R$100,00 x 1,43 = R$143,00 ? Posso definir como sendo
R$143,00 o preço de venda para o produto?
Vamos decompor os valores baseados nos percentuais
estabelecidos:
Preço de Venda
100,0% R$143,00
Imposto Simples
5,4% (R$7,72)
Comissão Vendedor 5,0% (R$7,15)
Frete 2,0% (R$2,86)
Custos Fixos 10,0% (R$14,30)
Lucro 20,0% (R$28,60)
Saldo para pagar o custo =
R$82,37 ???
Não deveria ter
sobrado R$100,00? Porque sobrou apenas R$82,37? Aonde foi parar o valor de
R$17,63? Alguém está me roubando?
Por diversas vezes ocorre esta situação e por um
conceito errôneo de custeio, acabamos não identificando o problema e a dinâmica
do negócio acaba encobrindo a deficiência do critério utilizado de custeio.
Como você não retirou todo o lucro do negócio, ou seja, R$28,60, a diferença
R$17,63 não aparece. Mas caso você resolva tirar do negócio todo o lucro,
chegará a conclusão que está faltando dinheiro no caixa. Veja que o seu
verdadeiro lucro é R$10,97
(R$28,60-R$17,63)
Seguindo o critério correto de custeio e utilizando os
mesmos valores e percentuais anteriores chegamos ao correto preço de venda da
mercadoria:
Custo da mercadoria
é R$100,00 e precisamos agregar 43% (total de impostos, comissão, frete,
custos fixos e lucro).
Se eu preciso agregar 43% para chegar no meu preço de
venda, posso concluir que o meu preço de venda corresponde a 100%. Vejamos:
Preço de venda 100%
Quanto quero agregar 43%
Diferença 57%
, que corresponde ao custo da mercadoria, que no exemplo que estamos utilizando
é R$100,00.
Então podemos concluir que R$100,00 corresponde a
57% e o preço de venda corresponde a
100%. Qual o valor do preço de venda? Vamos aplicar uma regra de três:
100,00 57%
x = ? 100%
x = 100x100 x=
R$175,44
57
O valor correto do preço de venda é R$175,44 e não
R$143,00
Vamos decompor os valores baseados nos percentuais
estabelecidos:
Preço de Venda
100,0% R$175,44
Imposto Simples 5,4% (R$9,47)
Comissão Vendedor 5,0% (R$8,77)
Frete 2,0% (R$3,51)
Custos Fixos 10,0% (R$17,54)
Lucro 20,6% (R$36,15)
Saldo para pagar o custo =
R$100,00
Sobrou exatamente R$100,00 que é o custo da mercadoria. É o valor que
irei pagar ao meu fornecedor.
Nosso objetivo é alertar, orientar, esclarecer, com um
exemplo simples, uma metodologia de custeio, reforçando que não existe um
modelo único, mas sim o entendimento de todas as variáveis que compõem o
custeio de cada empresa, segmento, produto, ...
Faz-se necessário uma revisão no atual modelo que está
sendo utilizado, para se ter a certeza que está dentro da realidade de mercado.
Prof. Fausto Luiz
Alves