Será que o meu filho será o meu sucessor?
Como formá-lo para esta missão?

 

Uma das grandes preocupações que ronda as empresas familiares é a continuidade dos negócios. Toda empresa familiar precisa se preocupar com o próximo gestor, aquele que dará continuidade aos negócios da família, tendo como objetivo a manutenção e a ampliação da empresa.

 

Em primeiro lugar, faz-se necessário que, a pessoa que apresenta as possibilidades de dar continuidade aos negócios, precisa querer assumir esta responsabilidade. Muitas vezes a pessoa é direcionada para assumir, mas não tem interesse, não apresenta qualificações, não apresenta a mínima possibilidade de ter sucesso nesta empreitada, e ainda assim, a família insiste e conduz como se fosse possível o sucesso desta maneira.

 

Conclusão: FRACASSO!!!

 

Partindo do princípio que o gestor escolhido, apresenta condições favoráveis para assumir os negócios da família, podemos agora, traçar alguns passos importantes para o SUCESSO:

-          Executar todas as tarefas que fazem parte do negócio. Se a empresa é um comércio de frutas e legumes, o futuro gestor deverá aprender a selecionar as frutas e legumes, abastecer as bancadas, embalar os produtos, pesar, fazer compras no Ceasa, conhecer como são produzidos os produtos, ou seja, para cobrar dos colaboradores, o gestor precisa conhecer o negócio;

 

-          A atividade de se relacionar com os colaboradores internos e externos nos ensina: respeito, hierarquia, humildade, desenvolvimento emocional, “pulos-do-gato”, sensibilidade,  ou seja, é um crescimento constante. Tanto se fala hoje do quociente emocional: “pessoas inteligentes, mas que não conseguem resolver problemas, falta sensibilidade, fracas para a tomada de decisão, porque? Por que não desenvolveram habilidades durante a vida profissional, familiar e social. Sempre tiveram medo dos problemas, nunca enfrentaram a vida de frente, tudo sempre veio pronto e mastigado!”

 

-          Chega a hora da faculdade! Ele vai se formar e quando concluir o curso voltará é assumirá uma gerência ou uma diretoria.

Depois de formado, o futuro gestor deverá estagiar e trabalhar em uma empresa (pelo menos uma), para saber como funciona o mundo da administração de negócios fora da sua visão. Como funciona hierarquia, metas, objetivos, responsabilidade, horários e compromissos, ou seja, “a vida como ela é dentro das organizações”. Este período deve durar pelo menos 2 anos. Durante o período de faculdade (4 a 5 anos), o futuro gestor deverá estar agregando o maior número de informações à sua “bagagem” (curso de línguas, informática, matemática financeira, custos). Quanto maior o volume de itens na “bagagem”, maior será o diferencial competitivo em relação ao mercado.

Esta passagem por empresas depois de formado, poderá ocorrer em empresas do segmento que atua os negócios da família ou não. O objetivo é adquirir vivência e experiência para poder assumir os negócios da família.

 

-          O bom gestor/sucessor é aquele que é preparado, lapidado, treinado e orientado, antes de assumir as responsabilidades. O sucesso ou fracasso dependerá do planejamento que foi desenvolvido, nunca se esquecendo que tudo deve acontecer a seu tempo, sem atropelamento, com comprometimento de todos os colaboradores da equipe.

 

“O sucessor deve ser aceito pela equipe, deve conseguir conquistar os colaboradores por competência própria”.

 

Prof. Fausto Luiz Alves