Como enxergar o lado bom das coisas?
É comum dentro das organizações alguns profissionais
não terem a sensibilidade necessária para tomas decisões “enxergando”o lado
positivo das atitudes dos colaboradores.
Já dizia James
Branch Cabell:
-“O otimista proclama que vivemos no melhor de todos
os mundos; e o pessimista tem medo de que isto seja verdade”.
Podemos afirmar
que independentemente do que aconteceu, sempre haverá um lado positivo ou uma
lição proveitosa ou um aprendizado ou uma experiência adquirida?
Não podemos apenas olhar o lado ruim dos
acontecimentos, das atitudes, dos resultados, pois poderemos estar tomando
decisões incorretas. Precisamos sim, analisar o todo, os fatores e variáveis
envolvidos, para depois definir.
Vejamos algumas
situações:
a) Por que o funcionário chega atrasado?
b) Por que falta mercadoria no estoque. Eu já cansei
de explicar ao comprador como ele deve proceder?
c) Por que a telefonista vive desanimada?
d) Por que preciso treinar sempre os meus
funcionários?
e) Por que as coisas não dão certo no meu negócio?
f) Por que meus colaboradores não conversam comigo?
Vejamos algumas
respostas:
a) O funcionário chega atrasado porque todos os dias
ele fica até mais tarde e a empresa não paga horas-extras;
b) O falta de mercadoria no estoque é ocasionada pela
falta de recursos no caixa e pela demora nas liberações de pagamentos. O
fornecedor só libera depois que a empresa paga;
c) A telefonista está com problemas de moradia
(aluguel atrasado) e a empresa negou antecipar as férias (ela tem férias
adquiridas) para que ela saldasse a dívida;
d) Treinar os colaboradores é uma tarefa constante do
bom gestor. Os funcionários precisam ser motivados constantemente para se
sentirem comprometidos com a empresa. Muitas vezes o problema é a chefia e não
os colaboradores, pois ela está desmotivada;
e) Você já parou para pensar e analisar porque as
coisas não dão certas. Você chega tarde para trabalhar todos os dias, vive
inventando desculpas para sair mais cedo, não dá exemplos construtivos aos seus
colaboradores, fala, mas não faz, não faz um elogio aos colaboradores, ou seja,
não faz absolutamente nada para mudar;
f)Que abertura você dá aos seus colaboradores para que
eles conversem com você. Eles têm medo de conversar com você. Você nunca se preocupou
em fazer uma reunião e saber o que eles pensam a respeito do futuro na empresa.
Tente colocar um pouco mais de otimismo no seu
negócio. Seja diferente, mude, veja o lado bom das pessoas, das atitudes,
escute seus colaboradores, reveja seus conceitos, desbloqueie seus paradigmas.
Por que o seu
concorrente consegue sucesso no negócio e você não sai do lugar?
Tenha certeza, está faltando alguma coisa e na maioria
das vezes é apenas atitude.
Prof. Fausto Luiz
Alves