Como enxergar o lado bom das coisas?

 

É comum dentro das organizações alguns profissionais não terem a sensibilidade necessária para tomas decisões “enxergando”o lado positivo das atitudes dos colaboradores.

 

Já dizia James Branch Cabell:

-“O otimista proclama que vivemos no melhor de todos os mundos; e o pessimista tem medo de que isto seja verdade”.

 

Podemos afirmar que independentemente do que aconteceu, sempre haverá um lado positivo ou uma lição proveitosa ou um aprendizado ou uma experiência adquirida?

Não podemos apenas olhar o lado ruim dos acontecimentos, das atitudes, dos resultados, pois poderemos estar tomando decisões incorretas. Precisamos sim, analisar o todo, os fatores e variáveis envolvidos, para depois definir.

 

Vejamos algumas situações:

a) Por que o funcionário chega atrasado?

b) Por que falta mercadoria no estoque. Eu já cansei de explicar ao comprador como ele deve proceder?

c) Por que a telefonista vive desanimada?

d) Por que preciso treinar sempre os meus funcionários?

e) Por que as coisas não dão certo no meu negócio?

f) Por que meus colaboradores não conversam comigo?

 

Vejamos algumas respostas:

a) O funcionário chega atrasado porque todos os dias ele fica até mais tarde e a empresa não paga horas-extras;

b) O falta de mercadoria no estoque é ocasionada pela falta de recursos no caixa e pela demora nas liberações de pagamentos. O fornecedor só libera depois que a empresa paga;

 

c) A telefonista está com problemas de moradia (aluguel atrasado) e a empresa negou antecipar as férias (ela tem férias adquiridas) para que ela saldasse a dívida;

d) Treinar os colaboradores é uma tarefa constante do bom gestor. Os funcionários precisam ser motivados constantemente para se sentirem comprometidos com a empresa. Muitas vezes o problema é a chefia e não os colaboradores, pois ela está desmotivada;

e) Você já parou para pensar e analisar porque as coisas não dão certas. Você chega tarde para trabalhar todos os dias, vive inventando desculpas para sair mais cedo, não dá exemplos construtivos aos seus colaboradores, fala, mas não faz, não faz um elogio aos colaboradores, ou seja, não faz absolutamente nada para mudar;

f)Que abertura você dá aos seus colaboradores para que eles conversem com você. Eles têm medo de conversar com você. Você nunca se preocupou em fazer uma reunião e saber o que eles pensam a respeito do futuro na empresa.

 

Tente colocar um pouco mais de otimismo no seu negócio. Seja diferente, mude, veja o lado bom das pessoas, das atitudes, escute seus colaboradores, reveja seus conceitos, desbloqueie seus paradigmas.

 

Por que o seu concorrente consegue sucesso no negócio e você não sai do lugar?

 

Tenha certeza, está faltando alguma coisa e na maioria das vezes é apenas atitude.

 

Prof. Fausto Luiz Alves